Talibã mata família cristã sul-africana em Cabul

werner2

As ações mais recentes do ataque talibã em Cabul mataram um pai Sul-Africano executando-o numa escola de educação junto com seus dois filhos adolescentes, disse o porta-voz da família no domingo, enquanto o chefe da polícia da cidade renunciava após uma onda de ataques.

Com a guerra da NATO liderada pelos EUA contra o Taliban chegando ao fim, os insurgentes têm como alvo as casas de hóspedes estrangeiros, os veículos de embaixadas, as tropas norte-americanas e um membro feminino do parlamento nas últimas semanas.

Werner Groenewald, 46, seu filho Jean-Pierre, 17, e filha Rode, 15, foram mortos no ataque de sábado sobre o prédio dos Parceiros do  desenvolvimento acadêmico(PAD), um grupo de educação com sede na Califórnia .

An Afghan policeman keeps watch at the gate of a foreign compound following a Taliban attack in Kabul on November 30, 2014

Explosões e tiros irrompeu por três horas, como comandos de elite afegãos lutaram contra três militantes que foram eventualmente mortos.

“A sua casa foi incendiada,” disse du Plessis , falando na África do Sul.

“Hannelie voltei lá hoje de manhã para tentar recuperar alguns de seus bens, mas não havia nada para se recuperar.

“Ela perdeu tudo – seus filhos, seu marido, seus gatos, seus cães.”

O porta-voz talibã Zabiullah Mujahid reivindicou no Twitter que o prédio era a de um grupo missionário cristão secreto.

Du Plessis e amigos da Groenewalds em Cabul disse que a família eram rigorosos cristãos, mas não eram missionários.

Muitos trabalhadores humanitários internacionais, diplomatas e consultores trabalham em Cabul, embora muito poucos são acompanhados por suas famílias.

“Em meio a este ataque não provocado, os Parceiros  do Desenvolvimento Acadêmico (PAD) continua empenhada em fornecer recursos educacionais para os cidadãos afegãos”, disse a caridade em uma mensagem em seu site.

Um site de família descreveu como o Groenewalds mudou-se para Cabul com seus dois filhos, em 2002.

Ele disse que Werner foi anteriormente um pastor cristão em Pretória, enquanto Hannelie era uma médica qualificada, que responderam a um apelo “para ajudar os doentes no Afeganistão”.

O chefe da polícia de Cabul,  Geral Zahir Zahir deixou o cargo no domingo, pouco depois de ter confirmado que três sul-africanos e um cidadão afegão foram mortos no ataque.

“Os atacantes primeiro mataram  a tiros o diretor, quando entraram no prédio”, disse Zahir em conferência de imprensa.

– Guerra da NATO termina –

O número de soldados da Otan no Afeganistão atingiu um pico de 130.000 em 2010, mas caíram rapidamente desde então. A sua missão de combate termina por completo em 31 de dezembro.

O medo está crescendo, já que a presença internacional em declínio na região já está alimentando a insurgência islâmica.

A missão será substituída por uma força de 12.500 homens com  forte apoio do exército e da polícia afegã, que assumiram a responsabilidade por frustrar o Talibã.

No ataque de sábado um prédio vizinho estava envolto em chamas enquanto as forças de segurança caçava os militantes, pelo menos, um dos quais detonou um colete suicida.

Na quinta-feira os talibãs atacaram uma casa de hóspedes estrangeiros, ferindo um guarda, e um homem-bomba como alvo um veículo da embaixada britânica em uma explosão que matou seis pessoas.

Cabul foi atingida por pelo menos nove ataques nas últimas duas semanas.

Presidente Ashraf Ghani no domingo descreveu o Talibã como “uma pequena minoria que querem roubar a nação”.

“Nós não vamos permitir isso”, prometeu.

Militantes no sul da província de Helmand na semana passada também tem dentro de Camp Bastion, uma importante base da NATO entregue apenas no mês passado.

Pelo menos cinco soldados afegãos morreram nos combates antes de a ordem foi restaurada no sábado, Ghulam Farooq Parwani, um comandante do exército afegão sênior do acampamento, disse à AFP.

Ghani, que chegou ao poder em setembro, prometeu trazer a paz para o Afeganistão, depois de décadas de conflito, dizendo que ele está aberto a negociações com o Taliban, que governou Cabul 1996-2001.

Ele finalmente emergiu como presidente depois de assinar um acordo de partilha de poder com o seu rival Abdullah Abdullah poll.

Os dois homens alegavam possuir venceu as eleições contaminados por fraude em um stand-off que causou paralisia política em Cabul e atiçados agravamento da violência em todo o país.

Ghani e Abdullah vai voar para Bruxelas na segunda-feira para as reuniões da NATO, e para Londres para uma conferência de doadores na quinta-feira projetado para mostrar o “governo de unidade nacional” e comprovar que o apoio internacional para o Afeganistão.

Soldados e policiais afegãos sofreram baixas crescentes no campo de batalha, com mais de 4.600 mortos este ano como eles assumem o Taliban com menos intervenção do exército norte-americano.

Uma imagem liberada pela família mostra Werner Groenewald (C), de 46 anos, filho Jean-Pierre (R), 17, e filha Rode, 15, que foram mortos na última Taliban Strik …

Uma imagem liberada pela família mostra Werner Groenewald (C), de 46 anos, filho Jean-Pierre (R), 17, e filha Rode, 15 anos, que foram mortos no mais recente ataque talibã em Cabul, em 29 de novembro de 2014

A picture released by the family shows Werner Groenewald (C), 46, son Jean-Pierre (R), 17, and daughter Rode, 15, who were killed in the latest Taliban strik...

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em Notícias Missionárias (NM) e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s