Cuba: Pastor Batista ameaçadas de acusações criminais

pastor cubano

Rev Mario Felix Lleonart Barroso e sua esposa, Yoaxis Marcheco Suarez

Pastor batista cubano e ativista da liberdade o religioso Reverendo Mario Felix Lleonart Barroso recebeu notificação oficial de que ele pode enfrentar acusações criminais, se ele não romper os laços com “elementos contra-revolucionários”, dentro e fora de Cuba, e se ele não parar de dar entrevistas de rádio . Sua esposa, Yoaxis Marcheco Suarez, foi convocada para dar uma entrevista com os serviços de segurança em 15 de outubro.

Reverendo Mario Felix Lleonart Barroso, um ativista da liberdade e da igreja, destacado líder religioso, foi oficialmente convocado para a Unidade de Segurança do Estado em Camajuani, Villa Clara, em 8 de outubro. Ele foi ameaçado de prisão se ele não aparecer. Na unidade um tenente-coronel leu um aviso oficial ou “Ata de advertência”, um documento que pode ser usado como justificativa para as prisões e futuras acusações criminais. Duas testemunhas, que o pastor não reconheceu, estiveram presentes e ofereceram testemunho de seus links “contra-revolucionárias”. Esta é a terceira vez que os agentes do governo têm tentado sem sucesso  pressionar Reverendo Lleonart Barroso a assinar uma Ata de advertência.

De acordo com o reverendo Lleonart Barroso, que lidera a Igreja Batista Ebenezer, na cidade de Taguayabon na província de Villa Clara, e que é membro da Convenção Batista do Oeste, uma das organizações religiosas maior registradas na ilha, o tenente-coronel disse-lhe verbalmente que o governo estava descontente com a recente visita do pastor para a parte oriental do país. O funcionário acrescentou que, se o pastor não mudar seu comportamento em breve, um caso criminal “provavelmente será feito.”

O propósito da visita do Reverendo Lleonart Barroso foi para se encontrar com os líderes da igreja que relataram violações da liberdade religiosa. Reverendo Lleonart Barroso reuniu-se com Pastor Yiorvis Denis, o líder de uma igreja em Camaguey, que está sob ameaça repetida de fechamento forçado e confisco de bens. Ele também se reuniu com o Pastor Esmir Torreblanca, o líder de uma grande igreja em Santiago que foi demolida pelo governo em julho.

Reverendo Lleonart Barroso disse Christian Solidarity Worldwide (CSW), “Eu pretendo continuar com minhas atividades na defesa da liberdade religiosa em Cuba.”

Da CSW, Mervyn Thomas Chefe do Executivo disse: “Mais uma vez apelamos ao governo cubano para pôr termo à perseguição do Reverendo Lleonart Barroso. Estamos profundamente preocupados que o governo cubano parece assimilar a defesa da liberdade de religião ou crença com a atividade “contra-revolucionário”, ao mesmo tempo que mantém publicamente que estes direitos fundamentais sejam respeitados em Cuba. CSW lembra o governo cubano das disposições do PIDCP e do PIDESC, que assinou, para proteger e defender a liberdade religiosa e os direitos civis da população. Exortamos os membros da comunidade internacional que intervenha junto ao governo cubano em apoio do Reverendo Lleonart Barroso e responsabilizar o governo cubano para explicar continuaram suas violações da liberdade religiosa. ”

Para mais informações ou para agendar entrevistas entre em contato com Kiri Kankhwende, Assessor de Imprensa da Christian Solidarity Worldwide em +44 (0) 20 8329 0045 / +44 (0) 78 2332 9663, e-mail ou visite kiri@csw.org.uk http://www.csw .org.uk.

Christian Solidarity Worldwide (CSW) é uma organização cristã que trabalha pela liberdade religiosa através da advocacia e dos direitos humanos, na busca da justiça.

Fonte: CSW
Tradução: Anderson Cássio de Oliveira

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em Notícias Missionárias (NM) e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s