A vida e o testemunho do missionário Eric Liddell

ericridell10
Eric Henry Liddell (Tianjin, 16 de Janeiro de 1902 — Weixian, 21 de Fevereiro de 1945) foi um atleta e missionário presbiteriano escocês radicado com sua família na China, onde nasceu e morreu.

A vida de Eric Liddell, tal como a de Harold Abrahams, foi imortalizada no grande écran em Chariots of Fire (Momentos de Glória em Portugal, Carruagens de Fogo no Brasil), Óscar para o melhor filme de 1981. Oriundo de uma família de missionários escoceses da London Mission Society, Liddell era o segundo filho do reverendo James Dunlop Liddell e esposa que, além de Eric, tiveram mais três filhos: Rob, Jenny e Ernest. Entre 1908 e 1920 estudou no Eltham College (em Blackheath, Londres), em regime de internato, enquanto os seus pais prosseguiam a missão na China. Em 1920 Eric foi admitido na Universidade de Edimburgo, onde se reuniu ao seu irmão Rob, prosseguindo os estudos com um bacharelato na área das ciências puras.

Representou a sua universidade e a Escócia em inúmeras provas de atletismo e jogos de rugbi. Em 1922 tomou parte em nada menos que sete jogos da seleção de râguebi da Escócia, mas a falta de disponibilidade para continuar a competir em ambos os desportos levou-o a optar pelo atletismo, com o objetivo de participar nos Jogos Olímpicos de 1924. Selecionado para competir nos 100 e 200 metros pela seleção da Grã-Bretanha nos Jogos de Paris, Liddell chocou o mundo do desporto quando anunciou a sua desistência na prova do hectómetro, por motivos religiosos: as eliminatórias deveriam ser disputadas no dia 6 de Julho, um domingo, o que Liddell de imediato recusou. Substituiu então essa prova pela dos 400 metros, onde viria a obter a medalha de ouro com o tempo de 47.6 segundos, à época recorde mundial. Arrecadou também, nesses Jogos, uma medalha de bronze nos 200 metros.

Como atleta olímpico

Após a sua participação olímpica, e tendo obtido o seu bacharelato em Edimburgo, Liddell regressou ao norte da China, servindo como missionário nas cidades de Tianjin e Siaochang, entre 1925 e 1943. Durante esta estadia na China, Eric for ordenado pastor em 1932, e conheceu e casou com Florence Mackenzie, de origem canadiana, em 1934. Deste matrimônio resultaram três filhas: Patricia, Heather e Maureen. Nas décadas de 1930 e 1940 a China era um território extremamente perigoso, devido à invasão japonesa e aos conflitos subsequentes, relacionados com a II Guerra Mundial. Nesse contexto, Liddell providenciou para que Florence e as filhas fossem evacuadas para o Canadá em 1941, permanecendo ele próprio em território chinês, até ser internado num campo de concentração das forças japonesas, juntamente com outros cidadãos britânicos e norte-americanos, em 1943. Aí faleceu, provavelmente devido a um tumor cerebral e a um surto de febre tifóide, em 1945.

Fonte: Wikipedia

Anúncios

Sobre Anderson Cássio de Oliveira

Líder do ministério Missão Com Cristo, avivalista apologético, trabalha principalmente com ensino, discipulado e serviço cristão, voltados a levar a Igreja do Senhor a um avivamento genuíno (com base nas Escrituras). Administrador do blog de missões - Chamado para as Nações.
Esse post foi publicado em Missionários que marcaram e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s